(11) 4521.5329 | Celular: (11) 9.9660-6827 aquascuba@aquascuba.com.br

O mergulho adaptado,   pode ser praticado por crianças, adolescentes e adultos com limitação física (causada por amputação, distrofia muscular progressiva, traumatismo craniano, acidente vascular encefálico, lesão medular, ocasionando inclusive, tetraplegia, paraplegia etc.), visual (cegueira e visão reduzida), auditiva, audiovisual (auditiva e visual), mental, múltipla e paralisia cerebral.

No Mergulho Adaptado entende-se deficiência como limitação e limitação como uma característica da pessoa, compreendendo e respeitando essa característica a mais sobre a individualidade. Todas as pessoas são portadoras de limitações e potencialidades. Limitação não é, necessariamente, limite e não determina o impedimento para realizações se ela for compreendida e respeitada.

O Mergulho é uma atividade essencialmente recreativa. É um potente meio para a mudança de valores incorretos sobre pessoas portadoras de deficiência no contexto social, inclusive para aquelas que ainda não tiveram a oportunidade de adquirir valores corretos a seu próprio respeito, pois mergulhar traduz o sentido de capacidade, realização, eficiência, bem-estar, saúde e alegria.

Os mergulhadores com deficiência passam a ser compreendidos no sentido de suas limitações e respeitados no aspecto das oportunidades para o desenvolvimento de suas potencialidades do universo mar, para o universo vida. Através do mergulho educa- se, informa-se e soma-se, para transformar alguns aspectos da sociedade na qual vivemos

Segundo a HSA ( Handicapped Scuba Association, o Mergulho Adaptado é o mesmo mergulho convencional, e a designação adaptado passa a ser uma representação para indicar a participação de mergulhadores com deficiência.

Vencer os obstáculos e construir uma sociedade inclusiva, com todos e para todos, é a meta. Trabalhar com consciência, responsabilidade e eficiência, é o compromisso que todo instrutor credenciado em mergulho adaptado, tem que ter,  para trabalhar com a pessoa com deficiência.

Reinaldo Amiky é instrutor de mergulho pela CBPDS/ CMAS –  NAUI e instrutor de Mergulho Adaptado pela HSA.