(11) 4521.5329 | Celular: (11) 9.9660-6827 aquascuba@aquascuba.com.br

Arquipélago de Abrolhos e Porto Seguro

A única trilha existente no Parque contorna a Ilha Siriba, permitindo observar suas formações rochosas. O mais interessante, no entanto, é a possibilidade de ver de perto os ninhos dos atobás.

Ao todo, a caminhada tem 1.600 metros de extensão. Dependendo da maré, não é possível contornar toda a ilha, pois as ondas quebram sobre as rochas, tornando o passeio perigoso. Aqui é obrigatório estar acompanhado de um guia, que vai mostrando flora, fauna e geologia locais. Andar pelo interior da ilha é proibido, devido justamente à presença das aves marinhas e seus ninhos no local.

Não deixe de dar uma espiada nas piscinas naturais, onde uma infinidade de seres marinhos dá vida à rocha escura.

Pontos de mergulho em Abrolhos (Bahia)

02 – Cavernas da Siriba parte de fora da Ilha Siriba voltada para o sudoeste, tendo 02 cavernas a 14 mts, uma reta e outra fazendo um ângulo de 90º formada por coral de franja, nestas duas cavernas não há quase vida internamente, porem na caverna de cima que fica a 3 mts de profundidade é constituída de rocha e coral, possui 3 entradas e uma saída formando um quenium de rocha, com diversos tipos de peixes, como dentoes, pingo de ouro, lagostas, congro e badejos.

03 – Lingua da Siriba extensão da Ilha Siriba em formato de cunha, voltada para noroeste com aproximadamente 200 mts de comprimento, a parte que é feito os mergulhos e o lado de nordeste. A língua é formada de rocha e coral franja, que termina abruptamente na areia, onde é encontrado alguns tipos de peixes diferentes como por exemplo, guarajuba, raia chita, um tipo de dentão semi listrado sem lagrima, cardumes de salema, cambumba, sargos, sardas, também encontrados cações, badejos, garoupas, frades, corais celebros e lagostas, profundidade máxima de 8 mts.

04 – Chapeirão mau mau Conjunto de chapeirões em frente ao paredão do farol com absurda biodivercidade, profundidade máxima 17 mts e mínima de 10 mts, formado de alga calcaria e sobreposicionamento de outros tipos de corais.É encontrado lá quasi todos os tipos de corais da região, vários tipos de esponjas, inclusive umas sobre as outras, cardumes de peixes enchada, a raia mantega, badejos, garoupas, anêmonas (inclusive com camarão palhaço juvenil azul).

05 – Costão do farol paredão ao lado do farol com diversos material de contrução do mesmo no fundo, já absorvido pela fauna marinha encontrando alguns tipos de peixes, mas específicos, como olhetes, guarajubas, baicus de vários tipos, xareus, moréia verde e meros, profundidade de 14 mts.

06 – Portinho Sul Local em frente a praia da Ilha Santa Bárbara voltada para sudoeste, com profundidade máxima de 8 mts formado de coral franja, com peixes badejos, dentões, frades, xareus, cirugiões, moréias e guaricemas, local com pouca corrente, ideal para o primeiro mergulho de avaliação dos mergulhadores e bom local para batismos e mergulho noturno.

 

07 – Mato Verde curvatura da Ilha Santa Bárbara voltada para o sul, formado por corais franja. Contem uma caverna de 12 mts de comprimento a 2 mts de profundidade é encontrado neste local tartaruga de pente, barracudas, budioes, cardumes de cambumbas, profundidade máxima 7 mts, águas calmas sem correntezas abrigado do vento nordeste, contem uma parte do coral de franja que sai fora dagua na maré baixa deixando assim uma piscina no seu interior, que normalmente é encontrado pequenos tubarões (lixa, verde, limão, etc…)

09 – Laje do aquário Laje formada por rochas e algas de diversos tipos, a sua profundidade máxima é de 6 mts, tem um formato redondo. Possui grupos de cardumes de peixes de todos os tipos é encontrado lá lagostas, badejos e um tipo de concha chamado caramujo chapéu que já esta em extinção no Brasil, o mergulho deverá ser feito nas mudanças de mares, pois há correntezas no local.

10 e 08 – Caldeiros Ponto da Ilha Santa Bárbara voltado para o oeste fazendo parte do canal da barracuda, local raso de profundidade máxima de 6 mts formado por corais de franja, corais celebros. É encontrado la´pixe cirurgião, badejos, barracudas, frades, moréias, mirikidis, dentoes, peruais, tartarugas, lagostas e baiacus.

11 – Portinho norte lado virado para Ilha da Guarita, local de desembarque da Ilha Santa Bárbara em ventos de sudoeste, com profundidade máxima de 8 mts, formado de corais franja e areia com campo de gramíneas com grande cardume de peixes cirurgiões, muitos budioes, dentoes, badejos e algumas tartarugas.

Faca cega e Atlantis Chapeirões que formão grandes cavernas parecidas com uma catedral com profundidade de até 20 mts e água extremamente límpidas nos seus interiores, formada principalmente de algas calcarias, que estas mesmas filtram a água para o interior das cavernas, encontra-se nesta região todos os tipos de peixes.

01 – Chapeirão da Sueste ao lado da Ilha Sueste, chapeirões estes com formação misturada de rocas e corais no fundo de areia e algas, com diversas passagens fazendo um labir encontrado gorgonias muito grandes, esponjas, badejos, dentões, ocasionalmente tubarões. Profundidade máxima de 14 mts.

12 – Rosalina Navio cargueiro Italiano afundou em 1955 carregado de cimento e cerveja. Começa a 0 mts de profundidade e vai a 20 mts, semi inteiro porem em faze de desmoronamento, já tendo corais e peixes de passagem (barracuda, sardas, cação, guaricema) e de moradia (badejos, garoupas, budioes, dentoes) tem 106 mts de comprimento.

13 – Chapeirão Jean Pierre Chapeirão a leste da Ilha Santa Bárbara totalmente cabeado, profundidade máxima 19 mts e mínima de 3 mts é típico chapeirão do arquipélago de Abrolhos, formado de alga calcaria em formato de cogumelo, encontra-se corais celebros negros, esponjas e peixes diversos como cambumba, badejos, garoupas, dentões, barracudas, sardas, cavalas, cações de galha preta, xareu e budiões.

14 – Guadiana Navio Inglês cargueiro misto vela e motor, levando grãos de café. Começa a 14 mts e chega a 27 mts de profundidade, desmantelado e este já possuindo espojas e alguns tipos de anêmonas, gorgonias e vários tipos de corais. Possui hélice de reserva em cima do convés na popa, malaquetas de amarração do sistema de velame. Possui o grande cardume de griacó a meia nau, encontrado varias barracudas grandes, ancoras no local das buzinas de proa, afundou por colisão com chapeirões tendo um na proa e outro na popa. Tem 120 mts de comprimento.

15 – Santa Catarina cargueiro alemão a vapor carregado de material agrícola tais como arame farpado, vasos, cerâmicas, materiais de moagem, tendo também grande paiol de munição. Esta a 26 mts de profundidade possui cardumes de budioes azuis, destoes, salemas, alguns badejos encontrando casualmente meros e raias matas, encontra-se uma espécie de esponja sema transparente e corais. Afundou em 1914 e tem 114 mts decomprimento.

 

· Roteiro

Voo São Paulo/Vitoria do Espirito Santo/São Paulo.

1º dia transfer e acomodação em Caravelas.
2º ao 4º dias Abrolhos com mergulhos diurnos ilimitados e 2 noturnos.
4º dia a tarde retorno e acomodação em Caravelas.
5º dia transfer a Vitoria/aeroporto/retorno a São Paulo.

· Incluso

02 noites em Caravelas – Pousada Liberdade.
02 Noites em Abrolhos – Catamarã Dleano
03 dias de mergulho diurnos ilimitados e 2 noturnos.
Equipamento Completo.
Camiseta.

· Não Incluso

Parte aérea.
Transfer – aeroporto/Caravelas/aeroporto.
Taxa IcmBio – R$76,00 – Parque Marinho.
Gastos de caráter pessoal.

Maiores Informações: clique aqui, e entre em contato conosco.